DestaqueUOL

Entrevista com a melhor chef do mundo de 2024 destaca problemas de segurança no centro de São Paulo.

Na noite desta segunda-feira (20), o programa Roda Viva entrevistou Janaina Torres, reconhecida como a melhor chef feminina do mundo em 2024 pelo renomado The World’s 50 Best Restaurants.

Janaina, que comanda o aclamado restaurante “A Casa do Porco” e outros quatro estabelecimentos no centro de São Paulo, falou sobre o desafio de manter seus negócios em uma região marcada por problemas de segurança.

Miguel Icassatti, jornalista da revista Gula e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, destacou a questão da segurança pública na área, afirmando que furtos e roubos são recorrentes.

Em meio a esse cenário, Janaina Torres revelou ter considerado mudar-se do local há cerca de um ano, devido aos constantes assaltos. A chef comentou sobre a sensação de insegurança que vivenciou: “Eu assustei, juro, eu descia na porta da minha casa e via aquele monte de ‘bicicleteiro’ passando e falei ‘não é possível que eu, com 48 anos, vou precisar me mudar do centro de São Paulo’”.

A chef enfatizou que os frequentes assaltos impactaram negativamente os negócios na região, levando a uma redução significativa no faturamento dos restaurantes.

Apesar dos desafios, Janaina ressaltou que nos últimos três meses houve uma melhora na situação na região, atribuindo isso a medidas de segurança adotadas, incluindo um aumento policiamento na área.

Durante a entrevista, a chef também destacou a importância de uma maior atenção à segurança pública no Brasil, enfatizando a necessidade de melhorias nesse aspecto e o papel do poder público.

Além do mais, Janaina Torres ressaltou que, atualmente, se sente mais capacitada para cobrar ações do governo, tendo uma voz mais ativa nesse sentido.

Leia também: No Roda Viva, chef Janaina Torres destaca a importância de uma refeição lúdica para as crianças

A bancada de entrevistadores contou com a presença de renomados profissionais, como Arnaldo Lorençato, da revista Veja São Paulo, Luiza Fecarotta, da CBN, Marcelo Katsuki, da Folha de S.Paulo, Mariana Weber e o próprio Miguel Icassatti.

O programa, apresentado por Vera Magalhães, foi transmitido ao vivo pela TV Cultura e disponibilizado em diversas plataformas online.

Em tempos desafiadores, a entrevista de Janaina Torres proporcionou reflexões sobre segurança urban…

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo