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Debatedores defendem fortalecimento da comunicação pública no 6° Simpósio Nacional do Rádio realizado na Câmara dos Deputados.




Artigo sobre Simpósio Nacional do Rádio

Fortalecimento da Comunicação Pública é debatido no 6° Simpósio Nacional do Rádio

28/05/2024 – 08:41

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Na última segunda-feira (27), debatedores reuniram-se na Câmara dos Deputados para discutir o fortalecimento e a expansão da comunicação pública no 6° Simpósio Nacional do Rádio. O evento, realizado em homenagem aos 25 anos da Rádio Câmara, contou com a presença de jornalistas, professores, pesquisadores e estudantes da área da comunicação. Verônica Lima, coordenadora de programas da emissora, destacou a importância de uma comunicação voltada para a coletividade.

No seu discurso, Verônica Lima esclareceu que a Rádio Câmara, apesar de ser legalmente uma emissora estatal vinculada à Câmara dos Deputados, tem como objetivo central promover uma comunicação pública abrangente, voltada para as pessoas e para a sociedade em geral. Documentos, manuais de redação e políticas de comunicação foram apresentados para demonstrar o compromisso da emissora com a comunicação de interesse público.

Pluralidade
Com 25 anos de existência, a Rádio Câmara foi criada para suprir a falta de diversidade na mídia comercial, oferecendo à população informações diretas do ambiente legislativo, garantindo pluralidade diante dos 513 deputados. Ao longo dos anos, a emissora ampliou sua grade de programação, adicionando programas temáticos, campanhas e coberturas especiais, expandindo assim a diversidade de vozes na transmissão.

Rádio Senado
Celso Cavalcanti, diretor da Rádio Senado, ressaltou o papel dos servidores concursados na promoção da pluralidade da comunicação pública. Segundo ele, a equipe diversificada garante uma comunicação de interesse público, legitimada pelo concurso público.

EBC
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também está empenhada na expansão da comunicação pública. A Rede Nacional Pública de Rádio já conta com 91 parceiras em todo o país, com planos de expandir sua presença para 122 municípios de 23 estados.

Função social do rádio
O papel social do rádio foi enfatizado pela coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom, Debora Lopez, que afirmou que a pluralidade e diversidade de vozes na comunicação pública são essenciais para o compromisso público e a contação da história do mundo.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Natalia Doederlein


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