DestaqueDiário do Rio

CET-Rio finaliza implantação de ciclofaixa na Rua Uruguai, conectando estações de transporte e promovendo mobilidade sustentável na cidade.






Ciclofaixa da Rua Uruguai

Ciclofaixa será implantada na Rua Uruguai

Foto: Divulgação

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) está finalizando a implantação de uma ciclofaixa na rua Uruguai, no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte das metas estratégicas do governo municipal, que busca ampliar a infraestrutura cicloviária da cidade para integrar as rotas com os meios de transporte de alta e média capacidade.

Com uma extensão de 1,75 Km, a ciclofaixa da Rua Uruguai se conectará com as infraestruturas cicloviárias já existentes nos bairros do Grajaú e Andaraí, chegando até a estação do metrô Uruguai, que conta com um bicicletário interno. Estudos realizados em 2023 mostraram que essa rota é uma das mais utilizadas na cidade, com uma média de 129 bicicletas por hora durante o horário de pico.

Para a implementação da ciclofaixa, houve uma redistribuição do espaço viário sem redução no número de faixas de trânsito. Além disso, foram mantidos os pontos de táxi, as vagas de estacionamento e as áreas de carga e descarga.

Os projetos das novas rotas cicloviárias são desenvolvidos com foco na segurança de pedestres e ciclistas, seguindo as normas técnicas de sinalização horizontal e vertical. Quando necessário, são criadas áreas de extensão de calçadas exclusivas para pedestres, pintadas de verde para garantir mais segurança.

O principal objetivo da iniciativa é proporcionar uma alternativa segura de transporte para os cidadãos, incentivando o uso da bicicleta como meio de locomoção diária, seja como principal modalidade ou associado ao transporte público.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo