DestaqueUOL

Alemanha para os alemães: o polêmico slogan da extrema direita em ilha de elite no norte do país gera indignação






Manifestações na Alemanha

Manifestações na Alemanha geram polêmica

No último final de semana, em um bar na ilha de Sylt, local conhecido pela elite alemã, uma cena chocante foi registrada. Alemães entoavam gritos de “Alemanha para os alemães. Fora, estrangeiros”, um slogan associado à extrema direita no país. Além disso, um dos participantes realizou um gesto que remete à saudação nazista, proibida na Alemanha, enquanto simulava um bigode à la Hitler.

O incidente provocou grande indignação na sociedade alemã, e até o chanceler federal, Olaf Scholz, manifestou-se, classificando o slogan como inaceitável em um país que celebra os 75 anos de sua Constituição, onde a dignidade humana é colocada como valor fundamental.

O vídeo circulou nas redes sociais no mesmo dia em que o país refletia sobre a importância dos estrangeiros em sua sociedade. Cerca de 25% da força de trabalho na Alemanha é formada por pessoas com histórico de migração, que desempenham papéis essenciais em diversos setores, como limpeza, gastronomia, construção civil e cuidados com idosos.

O presidente alemão já havia alertado, no início do ano, sobre as implicações negativas que a ausência de estrangeiros teria para a economia do país. A maior federação empresarial alemã reforçou a importância de garantir que os estrangeiros se sintam seguros para viver e trabalhar no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo