Agência BrasilDestaque

Rio de Janeiro inicia vacinação contra a variante Ômicron para idosos de 85 anos ou mais em nova fase da campanha

A cidade do Rio de Janeiro deu início, nesta terça-feira (28), à vacinação contra a covid-19 para a cepa XBB, um subtipo da variante Ômicron que tem sido predominante nas análises de sequenciamento genômico. Nesta primeira fase, a campanha está direcionada para idosos com 85 anos ou mais, com a previsão de abranger outras faixas etárias nas próximas semanas, seguindo um cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde.

É fundamental atualizar a vacinação contra a cepa predominante da covid-19 para controlar os indicadores da doença, da mesma forma que é feito anualmente com a vacina da gripe. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, alerta para a importância de as pessoas ficarem atentas ao calendário para não perderem a data da nova dose, que tende a se tornar anual. Ele ressalta que a adesão da população à vacina foi fundamental para controlar a covid-19 e enfatiza que não se pode dar margem para a doença se espalhar novamente.

A Secretaria Municipal de Saúde garantiu que as vacinas estarão disponíveis em todas as 238 clínicas da família e nos centros municipais de saúde espalhados pela cidade. Além disso, o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, funcionará diariamente das 8h às 22h, assim como o Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, localizado no ParkShopping Campo Grande, que seguirá o horário de funcionamento do centro comercial.

Nesta fase da campanha, também serão contemplados os idosos internados em institutos de longa permanência para idosos, independentemente da faixa etária. O objetivo é garantir que os grupos mais vulneráveis sejam protegidos e recebam a vacinação necessária para evitar complicações decorrentes da covid-19.

É fundamental que a população esteja atenta aos chamados para a vacinação e siga as orientações das autoridades de saúde para que seja possível controlar a disseminação do vírus e proteger a saúde de todos. A vacinação é uma ferramenta essencial no combate à pandemia e é fundamental para atravessarmos esse período com segurança e prevenção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo