Período de inscrições para o Enem 2024 começa nesta segunda-feira; calendário estendido no Rio Grande do Sul devido à calamidade pública.

As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro e os estudantes interessados em participar devem realizar a inscrição através da Página do Participante, utilizando o cadastro na conta gov.br. Vale ressaltar que os resultados dos recursos referentes à isenção da taxa de inscrição foram divulgados na última sexta-feira, assim como os recursos para candidatos que faltaram às provas do Enem 2023 e estavam isentos da taxa.
Para efetivar a inscrição, os candidatos devem pagar a taxa no valor de R$ 85 até o dia 12 de junho. No entanto, os moradores do Rio Grande do Sul terão isenção desse valor, devido à situação de calamidade pública na região.
O Enem, criado em 1998, é uma importante ferramenta de avaliação do desempenho escolar dos estudantes no final da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Os resultados do exame podem ser utilizados para acesso ao Sisu, ProUni e em instituições de ensino privadas e estrangeiras que tenham acordo com o Brasil.
Além disso, os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, para se autoavaliarem nos anos anteriores ao término da educação básica. Portanto, é fundamental que os estudantes interessados não deixem de se inscrever e aproveitar essa oportunidade de ingressar no ensino superior.