DestaqueUOL

Inscrições para o Enem 2024 abrem nesta segunda-feira (27) e candidatos têm até 7 de junho para se inscrever




Matéria sobre Enem 2024

As inscrições para o Enem 2024 já estão abertas

Nesta segunda-feira (27) iniciaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Os candidatos terão até o dia 7 de junho para se inscrever no exame, que é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e em algumas instituições de Portugal. Além disso, o Enem é fundamental para participação em programas governamentais de financiamento estudantil, como Fies, ProUni e Sisu.

Os interessados em realizar o Enem devem acessar a página do participante e fazer a inscrição. Lá, será necessário pagar uma taxa de R$ 85, que deverá ser quitada até o dia 12 de junho. Estudantes com direito à isenção da taxa tiveram até o dia 26 de abril para solicitar o benefício.

Aqueles que tiveram a solicitação de isenção aprovada terão a participação no Enem 2024 confirmada após a conclusão da inscrição. Já os não isentos devem realizar a inscrição e efetuar o pagamento dentro do prazo estipulado para ter a inscrição validada após o processamento do pagamento.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. O edital com o cronograma e as regras do Enem 2024 foi divulgado no início do mês, apresentando datas, horários, documentos necessários e obrigações dos participantes, incluindo circunstâncias que podem levar à eliminação.

O Enem será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, conforme já ocorreu nos anos anteriores. Os detalhes sobre os locais de aplicação estão disponíveis no sistema de inscrição e no Portal do Inep. Durante a inscrição, os estudantes devem indicar onde desejam realizar o exame.

Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no dia 20 de novembro no portal do Inep, enquanto os resultados individuais estão previstos para serem divulgados em 13 de janeiro de 2025.

No ano passado, mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2023, com cerca de 68% comparecendo para realizar a prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira relatou um aumento nos números de inscritos da rede pública em comparação com o exame do ano anterior, porém, ressaltou que os índices ainda são considerados baixos.

O calendário do Enem 2024

  • Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho
  • Tratamento pelo nome social: 27 de maio a 7 de junho
  • Atendimento especializado: Solicitação (27 de maio a 7 de junho), resultado (17 de junho), recurso (17 a 21 de junho) e resultado do recurso (27 de junho)
  • Dias de provas: 3 e 10 de novembro
  • Solicitação de reaplicação: 15 de novembro às 11h
  • Reaplicação das provas: 10 e 11 de dezembro
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro
  • Divulgação do resultado final: 13 de janeiro de 2025


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo