Geraldo Alckmin anuncia auxílio de R$ 15 bilhões para empresas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Durante uma entrevista coletiva na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Alckmin ressaltou que a iniciativa irá surpreender de forma positiva a todos. Além disso, ele destacou que uma segunda medida provisória está sendo elaborada para as cooperativas de crédito.
O vice-presidente também anunciou que foi liberado o recurso do Pronaf, a juros zero, para a rede de bancos públicos e cooperativas. Outros programas, como o Pronamp, irão atender às médias empresas agrícolas, com juros reais zero, utilizando o Fundo de Garantia de Operações.
Dando continuidade à sua agenda, Alckmin visitou o parque fabril da Marcopolo, em Caxias do Sul, pela manhã. Ele ainda anunciou a criação de uma unidade avançada do BNDES em Porto Alegre e a sanção do projeto de lei que autoriza a concessão de quotas diferenciadas de depreciação acelerada para máquinas e equipamentos novos.
A cerimônia de sanção do projeto contará com a presença dos ministros extraordinário de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do Empreendedorismo e Microempresa, Márcio França, e do governador do estado, Eduardo Leite. Essas medidas visam auxiliar na recuperação das empresas afetadas e impulsionar a economia do estado.