
Exército afasta militares por alerta falso
A apuração preliminar do Exército indica que “não houve má-fé”, mas “excesso de iniciativa” no caso do alerta falso de rompimento de dique em Canoas (RS), apurou a coluna com fontes da alta cúpula militar.
Na noite do último domingo (26), dois militares foram afastados pelo Exército após pedir a moradores para evacuar áreas de risco por causa de rumores de rompimento de um dique.
Conforme apurou a coluna, o caso envolve dois capitães, oriundos de Blumenau (SC), que ouviram a informação incorreta pelo rádio. Assustados, e sem checar a informação, eles alertaram dez famílias da região.
Segundo fontes militares, os capitães agiram com base no princípio de precaução, mas sem confirmar a veracidade das informações. O Exército ressaltou que a situação foi controlada rapidamente e não houve danos materiais.
O Comando Militar do Sul informou que está realizando uma investigação detalhada para apurar as circunstâncias do ocorrido e tomar as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro.
Por enquanto, os militares envolvidos permanecem afastados de suas funções enquanto aguardam o desdobramento da investigação interna do Exército.