Crescimento de 6% nas vendas de imóveis impulsionado pelo Programa Minha Casa Minha Vida no primeiro trimestre de 2024

Nos últimos 12 meses, o total de unidades vendidas foi de 331.311, um aumento de 3,9% em comparação com os 12 meses anteriores, em que foram comercializadas 318.973 unidades. Esses números positivos indicam uma recuperação e crescimento no setor da construção civil, como destacou o economista Celso Petrucci, do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP).
Petrucci ressaltou que o MCMV foi fundamental para impulsionar as vendas no mercado imobiliário, com um aumento de 6 mil unidades vendidas somente no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. As mudanças feitas no programa a partir de julho de 2023 tiveram um impacto positivo nos resultados, com um crescimento significativo nos lançamentos e vendas de unidades do MCMV.
O presidente da CBIC, Renato Correia, destacou a importância do programa para o setor habitacional do país, ressaltando que a construção civil emprega 2,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Ele também mencionou que tem recebido feedbacks positivos de prefeitos e parlamentares sobre a ampliação do MCMV, o que pode fortalecer ainda mais o mercado imobiliário e beneficiar famílias de baixa renda.
As alterações feitas pelo governo no programa, como o aumento do subsídio para aquisição de imóveis e a redução da taxa de juros para famílias de baixa renda, contribuíram para o sucesso do MCMV e para o aumento das vendas no setor imobiliário. Com essas medidas e o impacto positivo do programa, o mercado da construção civil apresenta uma perspectiva otimista para o restante do ano, com previsão de mais vendas e lançamentos de unidades residenciais.