Agência BrasilDestaque

Crescimento de 6% nas vendas de imóveis impulsionado pelo Programa Minha Casa Minha Vida no primeiro trimestre de 2024

O mercado imobiliário teve um aumento significativo nas vendas de unidades residenciais no primeiro trimestre de 2024, graças ao sucesso do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as vendas de imóveis alcançaram a marca de 81.376 unidades, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram vendidas 76.794 unidades. Além disso, a participação das residências do MCMV no total comercializado cresceu de 33,7% em 2023 para 38,59% em 2024.

Nos últimos 12 meses, o total de unidades vendidas foi de 331.311, um aumento de 3,9% em comparação com os 12 meses anteriores, em que foram comercializadas 318.973 unidades. Esses números positivos indicam uma recuperação e crescimento no setor da construção civil, como destacou o economista Celso Petrucci, do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP).

Petrucci ressaltou que o MCMV foi fundamental para impulsionar as vendas no mercado imobiliário, com um aumento de 6 mil unidades vendidas somente no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. As mudanças feitas no programa a partir de julho de 2023 tiveram um impacto positivo nos resultados, com um crescimento significativo nos lançamentos e vendas de unidades do MCMV.

O presidente da CBIC, Renato Correia, destacou a importância do programa para o setor habitacional do país, ressaltando que a construção civil emprega 2,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Ele também mencionou que tem recebido feedbacks positivos de prefeitos e parlamentares sobre a ampliação do MCMV, o que pode fortalecer ainda mais o mercado imobiliário e beneficiar famílias de baixa renda.

As alterações feitas pelo governo no programa, como o aumento do subsídio para aquisição de imóveis e a redução da taxa de juros para famílias de baixa renda, contribuíram para o sucesso do MCMV e para o aumento das vendas no setor imobiliário. Com essas medidas e o impacto positivo do programa, o mercado da construção civil apresenta uma perspectiva otimista para o restante do ano, com previsão de mais vendas e lançamentos de unidades residenciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo