Itaú Social lança edital de até R$ 500 mil para projetos educacionais focados em crianças e adolescentes, com prioridade para escolas públicas

As propostas devem ter o potencial de impactar escolas públicas ou outros equipamentos e serviços voltados para o público infantojuvenil. Serão priorizadas ações que visam atender crianças e adolescentes que enfrentam dificuldades de acesso à educação pública ou que carecem de atividades em tempo integral. A chamada do edital engloba a oferta de atividades educativas e culturais que visam estimular o aprendizado e o desenvolvimento pessoal dos beneficiados.
Além disso, o edital também contempla propostas para realizar diagnósticos das condições de vida desses jovens, identificando possíveis fatores de risco e violações que possam comprometer o acesso à educação. Ainda há a possibilidade de inscrever projetos que englobem a capacitação de professores, educadores sociais e técnicos de escolas públicas e outros serviços.
Os recursos disponíveis para o edital corresponderão a 1% do Imposto de Renda devido pelo conglomerado Itaú Unibanco. No ano passado, a iniciativa destinou R$ 24 milhões para 55 ações em 15 estados brasileiros, demonstrando o impacto positivo e a importância desse tipo de iniciativa para a promoção da educação e do desenvolvimento social no país.