
Drones e imagens de satélite ajudam no mapeamento do locais afetados
Dos 469 municípios atingidos, 224 já foram mapeados com a ajuda da tecnologia.
O tenente-coronel da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Rafael Luft, diz que mapeamento vai ajudar no diagnóstico.
Rafael Luft, em entrevista à reportagem da TV Globo, ressaltou a importância do mapeamento para estabelecer um diagnóstico preciso da situação. Ele destacou que identificar as casas destruídas, escolas, creches e unidades básicas de saúde afetadas é um desafio, mas fundamental para avaliar o tamanho do desastre.
Governo do RS sancionou lei que institui plano de reconstrução do estado
Foi sancionada na sexta-feira a lei que institui um plano de reconstrução para o Rio Grande do Sul. O regulamento prevê a criação de um fundo que será utilizado pelo governo em três eixos principais: ações emergenciais, ações de reconstrução e planos para o futuro do Estado.
O governador Eduardo Leite ressaltou que a nova lei garantirá mais transparência nas transferências de recursos e irá direcionar as ações de reconstrução do estado em diversas frentes, incluindo apoio à iniciativa privada, reconstrução de moradias, restauração da infraestrutura e auxílio aos municípios afetados.
Em entrevista, o ministro Paulo Pimenta destacou um programa do governo federal para reconstrução das casas de quem ganha até R$ 4,4 mil. Ele explicou que as prefeituras farão cadastros e disponibilizarão terrenos, enquanto o governo federal fornecerá recursos para a compra de imóveis usados. Além disso, Pimenta mencionou a aquisição de imóveis em leilão pela Caixa Federal e pelo Banco do Brasil, que se enquadram no programa de reconstrução.