Rio de Janeiro tem a pior taxa de vacinação contra a gripe no Brasil, com apenas 5,35% em São João Meriti

Advertisement


Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o Rio de Janeiro é o estado que menos vacinou contra a gripe em todo o Brasil. São João de Meriti é o município com o pior resultado de todo o estado em taxa de vacinação contra a gripe. Segundo o painel da rede nacional de dados em saúde do Ministério da Saúde, São João de Meriti vacinou apenas 5,35% do seu público-alvo. A campanha termina na próxima sexta-feira (31/05).
Em segundo lugar no ranking está mais uma cidade fluminense: Belford Roxo, com 7,67% de imunizações. Os dois municípios estão entre os dez que menos vacinaram no Brasil.
A dificuldade em alcançar os índices de vacinação na campanha contra a gripe colocou o RJ no último lugar do ranking entre os estados brasileiros. Apenas 27,44% dos grupos prioritários foram vacinados, e em relação ao total da população, só 8,39% receberam a vacina. Fazem parte do público-alvo, por exemplo, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; gestantes; e pessoas acima dos 60 anos.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que há 5 anos a cobertura vacinal historicamente alcançava índices acima de 90%, e que a baixa procura pela vacina tem sido uma preocupação do estado, além do aumento do número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Advertisement
