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Temporais no Rio Grande do Sul geram prejuízo de R$ 1,67 bilhão para seguradoras: previsão de maior indenização da história.

Seguradoras do Rio Grande do Sul recebem mais de 23 mil comunicados de acidentes causados por temporais

Desde o final de abril, as empresas de seguro que atuam no Rio Grande do Sul já receberam um total de 23.441 comunicados de acidentes decorrentes dos efeitos adversos dos temporais que atingem o estado. O valor total das indenizações a serem pagas ultrapassa a marca de R$ 1,67 bilhão, de acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

No entanto, segundo o presidente da entidade, Dyogo Oliveira, esse montante ainda está longe de refletir a real dimensão dos prejuízos causados pela catástrofe. Muitos segurados ainda não comunicaram os sinistros, pois estão lidando com questões mais urgentes, como garantir a própria sobrevivência e salvar seus bens. Oliveira afirmou que muitas pessoas deverão registrar os acidentes assim que a situação se acalmar.

Com a extensão da área afetada e o impacto em regiões densamente povoadas, Oliveira acredita que esse poderá ser o maior conjunto de indenizações já pago pelo setor segurador no Brasil decorrente de um único evento, superando até mesmo o rompimento da barragem de Brumadinho em 2019. As seguradoras estão sendo ágeis na análise e pagamento dos sinistros mais simples, com processos simplificados e até mesmo dispensando vistorias.

Os principais registros de sinistros entre abril e maio foram de clientes residenciais/habitacionais, seguidos pelos segurados de seguro automotivo e agrícola. Outros tipos de seguros, como empresarial, de transporte, riscos diversos e riscos de engenharia, também tiveram notificações de sinistros. A avaliação dos grandes riscos será feita quando as águas baixarem, para determinar o tamanho dos danos.

Oliveira não fez projeções sobre o valor total das indenizações que as seguradoras terão que pagar, mas assegurou que o sistema de seguros está preparado para honrar os compromissos. Ele destacou que as empresas seguradoras têm demonstrado comprometimento com a população do estado, adiando vencimentos de contratos e reforçando equipes para atender a todos os afetados, inclusive aqueles que não são clientes.

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