DestaqueSenado Federal

Brasileiros apoiam incentivo do governo para adotar semana de trabalho de quatro dias, revela pesquisa do Instituto DataSenado

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado revelou que sete em cada dez brasileiros acreditam que o governo deveria incentivar as empresas a adotar a semana de trabalho de quatro dias. Essa iniciativa tem como objetivo promover uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores, de acordo com a maioria da população.

Os números apontam que 73% dos entrevistados apoiam a ideia de oferecer incentivos às empresas que implementarem a jornada reduzida. Para 54% dos brasileiros, a redução da carga horária de trabalho teria impactos positivos na qualidade de vida, principalmente no aspecto da saúde mental. No entanto, 34% acreditam que essa mudança não teria influência e 9% consideram que a situação poderia piorar.

A preocupação principal daqueles que acreditam que a redução da jornada prejudicaria a qualidade de vida dos trabalhadores é a possível diminuição da renda. Por outro lado, quando questionados sobre a diminuição da jornada sem redução salarial, 51% dos brasileiros veem essa medida como benéfica.

Em relação à produtividade, as opiniões se dividem: 35% acreditam que a produtividade aumentaria, 21% pensam que diminuiria e 40% opinam que não haveria mudanças significativas. Quanto aos impactos nas empresas, 40% não veem influência, 21% esperam lucros e 33% prejuízos.

Parceria

O estudo foi realizado em parceria com o gabinete da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) com o intuito de compreender a percepção dos brasileiros sobre carga horária, produtividade e qualidade de vida no trabalho. A senadora destacou a importância da mudança de cultura e paradigma em relação ao modelo de trabalho convencional.

Baseada nos resultados da pesquisa, Soraya apresentou um projeto que propõe a criação do Diploma Empresa Ideal para reconhecer as empresas comprometidas com a qualidade de vida dos funcionários. Entre os critérios estão a redução da jornada de trabalho semanal mantendo os salários, respeito às normas trabalhistas, combate à discriminação e estímulo ao teletrabalho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo