DestaqueUOL

Ativistas latino-americanas alertam sobre impactos da mudança climática nos direitos das crianças perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.






Ativistas latino-americanas alertam sobre impacto da mudança climática na Corte IDH

Duas jovens ativistas latino-americanas alertaram, em uma sessão histórica realizada nesta sexta-feira (24) perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), sobre os impactos da mudança climática nos direitos das crianças e adolescentes. Joselim, uma salvadorenha de 17 anos, e Camila, uma peruana de 14, destacaram a diferença na forma como as emergências climáticas afetam as crianças, com repercussões em áreas como saúde, educação, alimentação adequada e recreação.

Em suas palavras aos juízes, as ativistas ressaltaram a importância de garantir uma vida melhor para as próximas gerações, dignidade para as terras, ecossistemas e para as crianças, meninas e adolescentes do presente. Joselim, representando o Movimento Latino-Americano e do Caribe de Meninas, Meninos e Adolescentes Trabalhadores (MOLACNNATS), enfatizou que a situação climática não pode mais ser tratada apenas como um tema, mas como um compromisso fundamental com o futuro.

Essa intervenção das ativistas foi recebida com grande importância pela presidente da Corte IDH, que destacou a relevância do debate e da conscientização sobre os efeitos do aquecimento global nos direitos humanos. O evento em Brasília marcou um marco na luta pela proteção do meio ambiente e dos direitos das crianças perante instâncias internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo