Agência BrasilDestaque

Cidades se preparam para o Concurso Público Nacional Unificado com esquema especial de trânsito e transporte público no domingo

Neste domingo (18), diversas cidades em todo o Brasil se preparam para receber o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que contará com a participação de mais de 2,1 milhões de inscritos em 228 municípios. Com a realização das provas em dois turnos, as cidades estão montando esquemas especiais de trânsito e transporte público para garantir o deslocamento dos candidatos.

Em Brasília, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) determinou um reforço no transporte público coletivo, com as empresas operando as linhas de acordo com a programação de viagens de dias úteis. Mais de 195,7 mil inscritos farão as provas na capital federal, e o transporte público estará preparado para atender a demanda.

Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu a Ciclofaixa de Lazer para facilitar o deslocamento dos candidatos. As equipes da CET irão monitorar os corredores da cidade para garantir a segurança e fluidez no trânsito durante o concurso, que contará com 86,9 mil inscritos.

No Rio de Janeiro, 125,5 mil pessoas devem fazer as provas em diversos pontos de concentração na cidade. Será montada uma operação especial de trânsito pela CET, com apoio da Guarda Municipal, para orientar o fluxo de veículos e pedestres. O transporte coletivo também terá reforço, com horários extras e frota ampliada para atender os candidatos.

Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recomenda que os 37,5 mil candidatos inscritos antecipem seus deslocamentos, com reforço nas linhas de ônibus que atendem locais com maior concentração de inscritos, como PUC-RS, Fapa e Uniritter. A cidade terá agentes monitorando o trânsito nos principais pontos a partir das 6h.

Na capital baiana, Salvador, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) disponibilizará 34 veículos de frota reguladora durante todo o dia, com equipes em locais estratégicos para orientar os usuários. Salvador terá 67,1 mil inscritos para o concurso.

Em Natal, a capital potiguar, 27,6 mil pessoas participarão do concurso, com reforço em 34 linhas de ônibus e 604 viagens ao longo do dia. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana montou um quadro com horários especiais e itinerários, e a fiscalização de trânsito contará com 30 agentes em todos os turnos.

Com medidas especiais em diversas cidades, o Concurso Público Nacional Unificado promete mobilizar uma grande quantidade de candidatos e exigir uma logística eficiente para garantir o sucesso da aplicação das provas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo