DestaqueUOL

Lesão de Raphinha força convocação de substituto para a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo

O atacante Raphinha, que foi titular da seleção brasileira nos jogos contra Bolívia e Peru nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 no mês passado, sofreu uma contusão durante o jogo do Barcelona na última sexta-feira (29). Devido à previsão de ficar um mês afastado dos gramados, Raphinha deve ser cortado em breve pelo treinador interino do Brasil, Fernando Diniz, que também anunciará o substituto para os próximos jogos diante de Venezuela e Uruguai, também pelas Eliminatórias.

Diniz pode optar por convocar um jogador que não seja atacante, mas é mais provável que chame alguém para atuar na frente. Nesse caso, qual seria a melhor opção? Vale ressaltar que o jogador convocado ocupará um lugar no banco de reservas, uma vez que a escalação provável para enfrentar a Venezuela será composta por Neymar, Rodrygo, Richarlison e Vinicius Junior.

Assim, Diniz tem várias opções para compor o grupo, mas seria interessante dar uma oportunidade a um jovem jogador para mostrar seu talento nos treinamentos e eventualmente ter a chance de entrar em campo durante as partidas. Um dos nomes que poderia ser chamado é Marcos Leonardo, de 20 anos, que possui nove gols e é um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, tentando salvar o Santos do rebaixamento. Outra opção seria Endrick, de 17 anos, a revelação do Palmeiras (já negociado com o Real Madrid) que tem potencial para se tornar o grande nome do futebol nacional nos próximos anos.

Chamar um jogador mais jovem seria uma maneira de abrir espaço para alguém com pouca idade e grande potencial de crescimento, que poderia trazer alegrias para a seleção em um futuro próximo. No entanto, alguns jogadores são descartados devido a lesões, como é o caso de Vitor Roque, de 18 anos, do Athletico-PR. Além disso, existe uma certa restrição a jogadores com mais de 30 anos, pois se considera que eles possam não aguentar o ritmo intenso do jogo.

Entre os jogadores já convocados por Diniz para os jogos deste mês, o mais velho é Neymar, com 31 anos. Fora das opções internas, há jogadores que também merecem consideração, mas é improvável que sejam chamados. Por exemplo, Anderson Talisca, de 29 anos, tem jogado muito bem no Al Nassr, mesmo time de Cristiano Ronaldo, no Campeonato Saudita. Malcom, ex-Corinthians, de 26 anos, também tem se destacado no Al Hilal, outro time saudita.

Outras opções mais jovens seriam João Pedro, de 22 anos, que joga na Inglaterra pelo Brighton, e Gabriel Martinelli, de 22 anos, do Arsenal, que está se recuperando de uma lesão muscular. Na Espanha, Savinho, de 19 anos, ex-Galo e destaque do Girona, também poderia ser uma alternativa, já que joga pela direita do ataque, posição semelhante à de Raphinha.

Existe ainda uma lista de jogadores que têm atuado bem em ligas estrangeiras, mas é improvável que sejam considerados por Diniz. Entre eles, estão Anderson Lopes e Tiago Orobó, ambos com 29 anos e atuando no Japão e na Coreia do Sul, respectivamente, além de Klauss, de 26 anos, que joga nos Estados Unidos, e Caio Lucas, de 29 anos, que atua nos Emirados Árabes Unidos.

Apesar das várias opções disponíveis, resta saber quem será o escolhido por Fernando Diniz para substituir Raphinha e ajudar a seleção brasileira a conquistar vitórias nas próximas partidas das Eliminatórias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo