Agência BrasilDestaque

Pró-Espécies: Brasil implementa mecanismos de conservação para 193 espécies ameaçadas de extinção durante o Dia Internacional da Biodiversidade.

O Brasil está dando grandes passos na conservação da biodiversidade, especialmente para as espécies em grave perigo de extinção. O Projeto Pró-Espécies – Todos contra a Extinção, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), conseguiu implementar mecanismos de proteção para 193 das 290 espécies classificadas como criticamente em perigo (CP) que antes não tinham nenhum tipo de instrumento de conservação.

Esse balanço, divulgado no Dia Internacional da Biodiversidade, revelou que agora 112 espécies da flora, 50 peixes continentais, 19 invertebrados terrestres, 6 invertebrados aquáticos, 2 peixes marinhos, 2 répteis, 1 ave e 1 mamífero estão contempladas com esses mecanismos de conservação. Esses resultados são fruto do trabalho desenvolvido em 12 estados do Brasil, abrangendo 24 territórios e totalizando 62 milhões de hectares.

O Brasil é reconhecido mundialmente por sua rica biodiversidade, sendo o lar de mais de 2 mil espécies de peixes, a maior diversidade do mundo. Além disso, o país abriga cerca de 1.800 espécies de aves, entre 90 mil e 120 mil espécies de insetos e aproximadamente 100 mil espécies de animais vertebrados e invertebrados. No entanto, existem sérios desafios, com 4.457 espécies em risco no país, sendo a Mata Atlântica e o Cerrado alguns dos biomas mais ameaçados.

Além disso, o MMA lançou um Protocolo Geral de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida para lidar com espécies invasoras e seus impactos no meio ambiente, na economia e na saúde pública. Esse protocolo, parte do Programa Nacional de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida para Espécies Exóticas Invasoras, fornecerá diretrizes importantes para a tomada de decisão e ações de controle e erradicação destas espécies.

Com essas iniciativas, o Brasil está demonstrando um compromisso sério com a conservação da biodiversidade, buscando proteger e preservar a riqueza natural do país para as gerações futuras. O trabalho do Pró-Espécies e outros programas demonstram a importância de proteger a diversidade de vida em nosso planeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo