DestaqueUOL

EUA registram segundo caso de gripe aviária em humanos enquanto epidemia se espalha por gados em Michigan.







Segundo caso de gripe aviária em humanos nos EUA

Segundo caso de gripe aviária em humanos nos EUA

No dia 22 de abril, autoridades de saúde dos Estados Unidos confirmaram o segundo caso de gripe aviária em humanos, dois meses após o primeiro registro. O indivíduo afetado é um trabalhador de uma fazenda no estado de Michigan, onde o vírus H5N1 foi detectado em vacas leiteiras, de acordo com os Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC).

Apesar do avanço da epidemia do vírus entre os gados, as autoridades de saúde afirmam que o risco para a população americana ainda é baixo. O primeiro caso de infecção por gripe aviária em humanos, através de um gado, foi reportado no Texas no início de abril. O indivíduo afetado em Michigan, assim como no caso do Texas, apresentou sintomas apenas nos olhos.

Em 2022, um primeiro caso de gripe aviária transmitida por aves já havia sido identificado em um humano no Colorado. O crescimento no número de mamíferos infectados preocupa os especialistas, mesmo que os casos em humanos sejam raros. Até o momento, não há evidências de transmissão entre humanos, mas os cientistas temem que a disseminação em larga escala possa levar a mutações do vírus que permitam essa transmissão.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo