DestaqueUOL

China realiza exercícios militares ao redor de Taiwan para testar capacidade de tomada de poder contra governo autônomo, diz porta-voz.




China testa capacidade militar em exercícios ao redor de Taiwan

China testa capacidade militar em exercícios ao redor de Taiwan

Noite de quinta-feira em Brasília, a China declarou que as manobras militares em andamento ao redor de Taiwan têm como objetivo testar a capacidade de suas forças armadas para “tomar o poder” desta ilha de governo autônomo.

O exército chinês deu início a dois dias de exercícios militares na manhã de quinta-feira, ao redor de Taiwan. Estes exercícios ocorreram logo após a posse de Lai Ching-te como presidente da ilha, evento que foi considerado por Pequim como um ato de separatismo perigoso.

Navios e aviões do Exército Popular de Libertação cercaram Taiwan, uma ilha que é reivindicada por Pequim. O porta-voz diplomático chinês descreveu essa manobra como uma “séria advertência” aos independentistas, que, segundo ele, acabarão “ensanguentados”.

Essas ações provocaram tensões na região e geraram preocupações sobre a segurança e estabilidade no Estreito de Taiwan. É importante ressaltar que a China sempre considerou Taiwan como parte de seu território, embora esta ilha seja governada de forma autônoma desde 1949.

O presidente Lai Ching-te, por sua vez, afirmou que Taiwan está comprometida em manter sua autonomia e segurança, apesar das pressões e provocações vindo de Pequim. O governo taiwanês pediu a comunidade internacional para prestar atenção aos recentes desenvolvimentos na região.

Enquanto isso, o mundo observa com atenção os desdobramentos desses exercícios militares e as possíveis repercussões na delicada relação entre China e Taiwan, que já vivem uma tensão constante pela questão da soberania da ilha.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo