
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou presença no lançamento de um livro sobre a Amazônia, escrito por Aldo Rebelo (MDB), atual secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. O evento aconteceu nesta quarta-feira (22), na Livraria da Vila no shopping Iguatemi, em Brasília, onde Bolsonaro e Aldo foram vistos sorrindo juntos.
Além de Bolsonaro, outros apoiadores do bolsonarismo estiveram presentes, como o general da reserva Eduardo Villas Bôas, ex-assessor especial do GSI. Aldo Rebelo, com uma longa trajetória de atuação ligada à esquerda, foi deputado federal por cinco mandatos pelo PCdoB e ocupou cargos nos governos de Lula e Dilma Rousseff.
No livro “Amazônia – A Maldição de Tordesilhas”, Aldo Rebelo critica a política ambiental do governo Lula, especialmente sob a gestão de Marina Silva, e ataca organizações não governamentais atuantes na região, acusando-as de servirem a interesses internacionais e formarem um “Estado paralelo”.
Planeta em transe
Bolsonaro, conhecido por suas críticas às ONGs na Amazônia, esteve ao lado de Aldo Rebelo, que trocou de partido algumas vezes antes de se filiar ao MDB, mesmo partido do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Nunes escolheu Aldo para assumir a Secretaria de Relações Internacionais em janeiro deste ano, após a saída de Marta Suplicy. A decisão foi apoiada por Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente do PL.