DestaqueUOL

Aprovação de Arthur Lira por metade dos deputados federais divide opiniões e impacta sucessão na Câmara dos Deputados




Análise da gestão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Análise da gestão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Uma nova pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest revelou que metade dos deputados federais consideram a gestão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), como positiva. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 23 de maio. De acordo com o levantamento, 37% dos deputados avaliam o comando de Lira como regular, enquanto 11% reprovam seu desempenho.

A pesquisa, que contou com uma amostra de 183 parlamentares, foi realizada entre os dias 9 de abril e 21 de maio, com uma margem de erro de 4,8 pontos porcentuais para mais ou para menos. A seleção dos deputados entrevistados foi feita a partir de diferentes regiões do país e grupos ideológicos dos partidos.

O trabalho de Lira recebeu maior aprovação entre os políticos que se declaram independentes, com 65%, enquanto a menor aprovação foi registrada entre os governistas, com 38%. Na oposição ao governo federal, 53% dos deputados avaliam positivamente o comando do presidente da Câmara. Na percepção negativa, houve um empate técnico entre governistas e opositores, com 13% e 14%, respectivamente.

Além disso, a pesquisa também questionou os parlamentares sobre a sucessão de Arthur Lira na presidência da Casa, já que ele não poderá concorrer à reeleição. Para 52% dos entrevistados, é mais provável que o sucessor esteja alinhado a Lira, enquanto 19% acreditam que o alinhamento será ao governo. Outros 9% apostam em um novo presidente bolsonarista e 9% acreditam que o sucessor não deve ser aliado de nenhum dos políticos ou forças apresentadas.

No que diz respeito aos possíveis candidatos, destaca-se a preferência dos entrevistados por Antonio Brito (PSD-BA), com 23% das intenções de voto. O nome do deputado é favorito tanto entre governistas (34%) quanto pela oposição (12%). Já entre os independentes, o favorito é Elmar Nascimento (União Brasil-BA), com 30%. Na classificação geral, Nascimento aparece em segundo lugar, com 15% das intenções de voto.

É importante ressaltar que a pesquisa evidenciou uma comparação de avaliação entre Arthur Lira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto 42% dos deputados acham que o governo de Lula está sendo ruim, 32% julgam positivamente seu mandato até o momento. Além disso, questionados sobre o rumo que o Brasil está tomando, 52% dos parlamentares acreditam que o país não está indo por um caminho certo, enquanto 38% pensam o contrário.

Essa pesquisa da Quaest é a segunda feita com os deputados durante o terceiro mandato de Lula. Em comparação com a pesquisa realizada em agosto do ano passado, houve um crescimento da avaliação negativa sobre o rumo do Brasil em 10 pontos porcentuais, enquanto a avaliação positiva teve um recuo de 14 pontos porcentuais.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo