DestaqueSenado Federal

Senador alerta para nova tragédia climática no Norte do Brasil em pronunciamento no Senado

O senador Plínio Valério, do partido PSDB do Amazonas, fez um alerta nesta quarta-feira (22) sobre uma possível “nova tragédia climática” no extremo Norte do Brasil, especialmente no território amazônico. Durante um pronunciamento, Plínio destacou que em uma reunião realizada na sede do IBAMA em Manaus, com representantes dos governos federal, estadual e municipal, a estiagem de 2024 já está sendo tratada como uma certeza.

O senador apontou que, apesar dos rios da Amazônia estarem enchendo e de ainda ocorrerem chuvas, os indicadores de nível das águas mostram que a crise climática já é uma realidade:

“O que acontece, neste momento, com o Rio Negro, um dos mais importantes da Região: está atualmente em nível inferior ao da cheia de 2023. Nós, da Amazônia, sabemos o que isso significa. Estiagem. No ano passado, essa situação já ocorreu e marcou o início da maior vazante da história do Rio Negro. Poucas semanas depois, o fluxo de água havia baixado a ponto de impedir a navegação. Os navios cargueiros já não chegavam mais ao porto de Manaus e os outros rios, como o Purus, o Madeira e o Juruá, também enfrentaram problemas. Além disso, tivemos problemas com a BR-319”, alertou Plínio.

O senador ressaltou a importância de finalizar o asfaltamento da BR-319, principal ligação terrestre entre o Amazonas e o resto do país. Ele também criticou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmando que ela se opõe a estas obras, favorecendo ONGs internacionais que financiam estudos fictícios. Plínio destacou a necessidade de tornar a rodovia transitável o mais rápido possível para garantir o abastecimento de Manaus, especialmente diante da possibilidade dos níveis dos rios baixarem e prejudicarem a navegação na região.

“Se nós não tivermos agora a BR-319 transitável, Manaus vai enfrentar problemas de abastecimento de alimentos e medicamentos. O Ministro Renan Filho me assegurou que a BR-319 será transitável. Ele autorizou o asfaltamento de outros trechos? Ainda não, mas a rodovia estará transitável. Isso é crucial para que os caminhões, carretas, baús e ônibus possam abastecer Manaus”, ressaltou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo