DestaqueUOL

Seca no Rio Grande do Sul: população retoma rotina após nível do lago Guaíba baixar e preocupação com nova frente fria.


O nível do lago Guaíba segue recuando, atingindo uma marca próxima dos 4 metros e provocando o início de uma fase de recuperação em Porto Alegre e região metropolitana. Após dias de enchentes, a população agora enfrenta o desafio de retornar às suas casas, reabrir comércios e retomar as atividades escolares.

Mutirões de limpeza estão sendo organizados para lidar com o acúmulo de lixo e entulho deixado pela água que agora se dissipou. No entanto, muitos imóveis foram perdidos, outros permanecem inundados e milhares de pessoas seguem em abrigos ou acampamentos improvisados às margens de rodovias.

Enquanto algumas regiões do Rio Grande do Sul iniciam o processo de reconstrução, há preocupação com a previsão de uma nova frente fria a partir desta quarta-feira, com possibilidade de chuvas, o que pode complicar ainda mais a situação.

O episódio mais recente do Café da Manhã aborda justamente a atual fase de limpeza e reconstrução no estado gaúcho, com a redução do nível da água em algumas áreas. A jornalista Paula Soprana, editora do DeltaFolha e enviada especial da Folha de S.Paulo ao Rio Grande do Sul, detalha as demandas da população, o retorno à rotina e a avaliação das autoridades em relação aos danos causados.

O Café da Manhã é apresentado de segunda a sexta-feira, no início do dia, pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon. Com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro, e edição de som por Thomé Granemann. O episódio pode ser ouvido no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na divulgação de conteúdo em áudio e vídeo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo