Programa Farmácia Popular poderá oferecer repelentes gratuitos para combater o avanço da dengue, propõe Projeto de Lei 1206/24.

22/05/2024 – 14:50
Mario Agra / Câmara dos Deputados
O deputado Bacelar é o autor da proposta
O Projeto de Lei 1206/24 está em destaque na Câmara dos Deputados, pois propõe que pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único do governo federal tenham acesso gratuito a repelentes de mosquitos do gênero Aedes Aegypti através do Programa Farmácia Popular. A iniciativa tem como principal objetivo conter o avanço da dengue no país e está sendo analisada atentamente pelos parlamentares.
O deputado Bacelar (PV-BA), autor do projeto, destaca a importância da proposta diante dos avanços na área da saúde, como a vacina Qdenga, produzida pela empresa japonesa Takeda, que já está sendo aplicada em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em crianças e adolescentes. Além disso, ele menciona que o Instituto Butantan está desenvolvendo um imunizante nacional contra a dengue.
Bacelar ressalta a necessidade de medidas preventivas, como o uso de repelentes, para evitar a propagação da doença. O Programa Farmácia Popular do Brasil, que busca facilitar o acesso a medicamentos essenciais, também é mencionado como parte importante do combate à dengue, oferecendo tratamentos gratuitos para diversas condições de saúde.
Próximos Passos
A proposta seguirá para análise nas comissões de Saúde, Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo de tramitação que pode ser definido como conclusivo, mas ainda sujeito a debates e possíveis modificações.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon