Prefeitura do Rio forma segunda turma do Curso de Libras Básico, contribuindo para uma cidade mais acessível e inclusiva

Na última quarta-feira (22/5), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) celebrou a formatura de 170 pessoas na segunda turma do Curso de Libras Básico da Prefeitura do Rio. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS) e foi marcada por um emocionante coral de alunos que interpretaram a música “A Paz”, versão de “Heal the World”, de Michael Jackson.
O curso, que contou com a modalidade presencial em diversos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, como Irajá, Mato Alto, Campo Grande, Centro e Santa Cruz, bem como uma turma online, teve uma carga horária de 40 horas ministradas por professores especializados em libras e videoaulas. Apenas os participantes que alcançaram 75% de presença receberam o certificado de conclusão.
A diversidade dos formandos foi destacada, com a presença de moradores da cidade, servidores públicos municipais e usuários dos Centros de Referência da Pessoa com Deficiência e de outras pastas, como Saúde e Educação.
“É um projeto importante para a quebra das barreiras comunicacionais no município. Essa é uma das missões da SMPD, contribuir para transformar o Rio de Janeiro em uma cidade mais acessível e inclusiva”, afirmou a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck.
De acordo com a secretaria, o curso de Libras Básico é uma iniciativa fundamental para promover a inclusão e a acessibilidade na cidade do Rio de Janeiro. A formatura representa mais um passo em direção a uma sociedade mais integrada e consciente das necessidades das pessoas com deficiência.