
Com a ocorrência de enchentes, surgem preocupações sobre os impactos na estrutura das construções. Segundo o engenheiro civil Ferri, prédios e casas feitos de concreto são mais resistentes à água devido às infraestruturas subaquáticas construídas com esse material no século 20. No entanto, o problema pode estar no sistema estrutural, pois o fluxo da água movimenta o solo, podendo comprometer a construção mesmo que o concreto tenha resistido.
O professor de engenharia civil Fabio Prado alerta para a possibilidade de as fundações de algumas casas “quererem flutuar” devido à força das águas. Ele ressalta que o comportamento da fundação pode ser alterado e que uma inspeção é necessária para identificar possíveis problemas.
Prado destaca que, mesmo com a presença de água dentro e fora das casas, o empuxo – força que a água exerce em objetos submersos – está equilibrado, o que pode ser uma boa notícia. Ele explica que o problema ocorreria se a água estivesse concentrada apenas de um lado, como ocorreu com os diques de contenção em casos anteriores.