DestaqueUOL

Belém, cidade do nascimento de Jesus, cancela celebrações de Natal em solidariedade às vítimas da guerra entre Israel e Hamas.




Jesus nasceu em Belém, cidade que cancelou celebrações de Natal por conta da guerra

Jesus nasceu em Belém, cidade que cancelou celebrações de Natal por conta da guerra

Foi em Belém, na atual Cisjordânia, que Jesus nasceu, segundo a Bíblia. A cidade hoje depende do turismo religioso, mas neste ano cancelou as celebrações oficiais de Natal: hotéis e lojas estão vazios, a procissão da noite do dia 24 foi suspensa e os presépios nas igrejas exibem o menino Jesus numa manjedoura de escombros.

A medida foi tomada em solidariedade às vítimas da guerra entre Israel e Hamas e como forma de crítica às respostas de Tel Aviv aos ataques terroristas de 7 de outubro. Apesar de a ação militar se concentrar na Faixa de Gaza, os bombardeios têm efeitos também na Cisjordânia, onde está a maioria dos cerca de 50 mil cristãos palestinos.

Nessa porção da Palestina, onde se espalham muitas referências da simbologia do cristianismo, a tensão cresceu desde o começo da guerra. Há relatos de cerca de 300 mortos e de aumento nos conflitos entre palestinos e colonos israelenses, além de operações militares de Tel Aviv.

Impacto da geopolítica no Natal em Belém

No Café da Manhã desta sexta-feira (22), o jornalista Diogo Bercito lembra de uma viagem que fez de Nazaré a Belém para mostrar o impacto da geopolítica atual no que seria o trajeto feito por Maria antes do nascimento de Jesus. Ele também conta como cristãos convivem em Israel e na Palestina e de que forma deve ser o Natal, em tempos de guerra, no lugar onde Jesus nasceu.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

Sobre o programa Café da Manhã

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo