Equipe paulista vence Concurso Memorial Covid-19 Fiocruz com projeto que une circulação e contemplação para homenagear vítimas da pandemia.

O júri também destacou como o projeto vencedor reforça a importância da ciência e narra de maneira poética as diferentes fases da pandemia. Em segunda colocação, ficou a equipe formada por Gabriela Giraldez Barros, Guilherme Albamonte Mejias, Pedro Augusto Galbiati Silva Giachini, Danielle Mascaro Pioli e Norma Mejias Quinteiro. Além disso, cinco menções honrosas foram concedidas a outras equipes lideradas por profissionais de diferentes regiões do Brasil.
O projeto vencedor propõe a criação de um espaço de reflexão e transformação para os visitantes, destacando os momentos vividos durante a pandemia, como angústias, isolamento, mudanças e esperança. A praça protegida próxima à Avenida Brasil e à entrada principal do campus sede da Fiocruz pretende direcionar os olhares dos visitantes para a natureza existente, proporcionando um local de paz e acolhimento.
As empenas brancas que envolvem o conjunto são comparadas a lenços que enxugam as lágrimas, enquanto a água que flui em direção aos lagos simboliza a transformação e o renascimento. Os visitantes serão guiados à contemplação e incentivados a interagir com os espaços naturais, oferecendo um momento de reflexão e esperança em meio às lembranças da pandemia.