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Processo de cadastro do Auxílio Reconstrução para vítimas de enchentes no RS
No dia 20 de maio, teve início o processo de cadastro das famílias que serão beneficiadas pelo Auxílio Reconstrução, um voucher no valor de R$ 5.100 fornecido pelo governo federal para auxiliar as vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no final de abril.
O pagamento do benefício será realizado em parcela única e ainda não há uma previsão exata para a liberação dos valores. Contudo, o governo garante que está empenhado em disponibilizar o auxílio ainda neste mês.
Os cadastros das mais de 300 cidades afetadas já foram liberados pelas prefeituras; essa é a primeira etapa para receber o auxílio.
Como será feito o cadastro?
O processo de cadastro e pagamento do Auxílio Reconstrução será dividido em três etapas. Na primeira fase, as prefeituras têm a responsabilidade de cadastrar as famílias que foram desalojadas ou desabrigadas devido às chuvas, tarefa que já está em andamento.
Um representante designado pela prefeitura deverá preencher um formulário com o nome e CPF do responsável pela família, preferencialmente uma mulher, e também informar os dados dos demais membros.
O funcionário também deverá enviar outra planilha com o cadastro das ruas que sofreram inundação parcial ou total, bem como os danos causados pelas enchentes e possíveis deslizamentos de terra. O sistema de preenchimento foi liberado no dia 20 de maio.
Como a família confirma os dados?
A segunda etapa terá início no dia 27 de maio, com o responsável pela família confirmando os dados cadastrados no site do programa. Após a confirmação, as informações serão cruzadas com outros dados dos sistemas do governo, como Previdência Social, CadÚnico, entre outros.
Quando será feito o pagamento?
O pagamento será efetuado após a verificação da veracidade das informações cruzadas. Até o momento da publicação desta reportagem, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional não confirmou uma data para o início dos depósitos do Auxílio Reconstrução.
Onde serão pagos os R$ 5.100?
O valor será pago pela Caixa Econômica Federal. Os beneficiários que possuem conta no banco, seja corrente ou poupança, receberão o crédito automaticamente. Para aqueles que não têm conta na Caixa, a instituição financeira se compromete a abrir uma Poupança Social Digital para o recebimento do benefício, que poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
Existe regra para o uso do dinheiro?
Segundo o governo, não há uma regra específica para o uso do recurso, ficando a critério de cada família a melhor forma de utilizá-lo. A sugestão é que o valor seja empregado na compra de móveis, material de construção, alimentos, produtos de limpeza, material escolar e outros itens perdidos nas enchentes.