Senador Jorge Kajuru alerta para a urgência de ações preventivas diante de tragédias climáticas no Rio Grande do Sul

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) fez um importante pronunciamento nesta segunda-feira (21) para analisar a grave situação enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul. As fortes chuvas têm causado mortes, destruição de cidades e devastação de plantações, mostrando a urgência de ações preventivas diante de eventos climáticos extremos que tendem a se tornar mais frequentes e intensos no Brasil.
O parlamentar destacou a necessidade de superar qualquer tipo de negacionismo que possa dificultar o planejamento de medidas para evitar tragédias semelhantes às que ocorrem no Sul do país. O senador ressaltou o impacto do aquecimento global nesses eventos e a importância de se preparar para lidar com as consequências.
Jorge Kajuru observou que a situação de calamidade no Rio Grande do Sul evidenciou a falta de preparo do país para lidar com desastres naturais decorrentes de fenômenos climáticos. Ele enfatizou a urgência de o governo adotar medidas para proteger a população e minimizar os impactos de futuras catástrofes.
O senador ressaltou que a missão de enfrentar esses desafios é complexa, porém viável. Ele defendeu o uso intensivo de tecnologia, a melhoria da infraestrutura, a disseminação de informações e a colaboração de todos os setores da sociedade brasileira. Kajuru destacou a importância de ações coordenadas em todos os níveis de governo, com liderança do Executivo Federal para garantir o sucesso das medidas preventivas.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)