Agência BrasilDestaque

Plataformas de redes sociais se comprometem a combater desinformação sobre enchentes no Rio Grande do Sul em acordo com a AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta semana que fechou um acordo com diversas plataformas de redes sociais com o intuito de combater a disseminação de desinformação a respeito das ações do governo federal em relação às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. O acordo, assinado ontem (20), envolve as plataformas Kwai, Tik Tok, LinkedIn, Google, YouTube e Meta (Instagram, Facebook e Whatsapp), as quais se comprometeram a tomar medidas cautelares contra conteúdos desinformativos relacionados à tragédia climática no estado.

Além disso, as redes sociais também se comprometeram a disponibilizar aos usuários acesso a informações oficiais sobre a situação de calamidade, assim como serviços de checagem de informações para evitar a propagação de notícias falsas. Essa iniciativa faz parte dos esforços da AGU em coibir a disseminação de fake news a respeito do trabalho humanitário realizado no Rio Grande do Sul.

Valendo ressaltar que na semana passada, a AGU realizou uma reunião com as empresas responsáveis pelas redes sociais a fim de discutir e propor medidas para evitar a propagação de informações falsas sobre a atuação das Forças Armadas no auxílio à população gaúcha. Como resultado desses esforços, o órgão entrou com um pedido de resposta na Justiça Federal contra o coach Pablo Marçal, em razão de postagens contendo informações falsas sobre a atuação das Forças Armadas no Rio Grande do Sul.

Essa parceria entre a AGU e as plataformas de redes sociais demonstra um esforço conjunto no combate à desinformação e na promoção da divulgação de informações verídicas e oficiais sobre a situação das enchentes no Rio Grande do Sul. A atuação conjunta entre entidades governamentais e empresas privadas reflete a importância de se combater a disseminação de fake news, principalmente em situações de emergência como a que enfrentamos atualmente no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo