Agência BrasilDestaque

Operação Rota do Rio desarticula estrutura milionária do Comando Vermelho em ação que resultou em prisões e apreensões de drogas

A Secretaria de Polícia Civil realizou, no fim da tarde de hoje (21), um balanço da Operação Rota do Rio, que teve como objetivo desarticular uma das principais estruturas de fornecimento de drogas em atacado da facção criminosa Comando Vermelho, instalada nos morros e favelas do Rio de Janeiro. De acordo com informações levantadas, o grupo atuava em cooperação com uma das facções do estado do Amazonas, conhecida como CVAM.

Durante a ação, foram cumpridos 99 mandados de busca e apreensão domiciliar nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pará. As buscas visavam identificar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao braço operacional e financeiro do Comando Vermelho. Alguns dos mandados foram executados em comunidades como Fallet e Fogueteiro, além de endereços nobres da cidade e regiões litorâneas.

Como resultado da operação, quatro pessoas foram presas, incluindo o líder do tráfico da comunidade Fallet-Fogueteiro, conhecido como “Cocão”. Além disso, foram apreendidos mais de R$ 500 mil em drogas pelas forças de segurança do Estado.

As investigações contaram com o apoio do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (Cifra), e demonstraram a rota utilizada para o tráfico de drogas do Amazonas até o Rio de Janeiro, bem como o fluxo de dinheiro do comprador atacadista para o fornecedor, revelando o grande esquema de fornecimento e pagamento da droga.

A operação teve como objetivo principal reunir provas para o confisco de bens móveis e imóveis ligados às atividades de tráfico, visando enfraquecer financeiramente a facção criminosa e reduzir sua capacidade de atuação. Segundo a Secretaria de Polícia Civil, desmantelar essa infraestrutura é crucial para combater o narcotráfico e o crime organizado, reduzindo a criminalidade nas áreas controladas pelo Comando Vermelho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo