DestaqueUOL

Morte de presidente iraniano coloca futuro do país em xeque: o que esperar da sucessão e como impactará o Oriente Médio




Artigo – O Futuro do Irã e do Oriente Médio

O futuro do Irã e do Oriente Médio em meio à morte do presidente Ebrahim Raisi

A morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, em um trágico acidente de helicóptero no último domingo (19), coloca em xeque o rumo político do Irã e da região do Oriente Médio. Com a necessidade de eleições para escolha de um novo presidente, a incerteza paira sobre se o próximo líder seguirá a política ultraconservadora e linha dura adotada por Raisi, que incluía repressão a protestos e tensões crescentes com os Estados Unidos, bem como apoio a grupos extremistas, como o Hamas.

A sucessão ao cargo de líder supremo também é alvo de questionamentos, uma vez que Ebrahim Raisi era visto como um possível sucessor do atual líder, o aiatolá Ali Khamenei, com quem tinha proximidade. A escolha do próximo líder supremo terá repercussões significativas para as estratégias de defesa, segurança e diplomacia do país.

A situação política do Irã é crucial para o equilíbrio de poder no Oriente Médio e o cenário de incertezas em relação à sucessão presidencial e ao posto de líder supremo é acompanhado de perto por atores internacionais. O aiatolá Ali Khamenei decretou cinco dias de luto oficial no país e nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber como interino, seguindo as leis que determinam a convocação de novas eleições em até 50 dias.

O programa de áudio “Café da Manhã”, desta terça-feira (21), discute o futuro do Irã e do Oriente Médio após a morte de Ebrahim Raisi. O professor de relações internacionais da Universidade Federal Fluminense e pesquisador da Universidade Harvard, Vitelio Brustolin, traz insights sobre a relevância de Teerã na geopolítica atual e os possíveis desdobramentos da instabilidade política no país.

O “Café da Manhã” está disponível no Spotify, plataforma de streaming parceira da Folha, especializada em música, podcast e vídeo. Basta acessar o episódio acima. O programa é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro, e edição de som por Raphael Concli e Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo