Memórias Póstumas de Brás Cubas lidera vendas na Amazon de literatura latino-americana e caribenha, impulsionado por viralização no TikTok

O destaque obtido por “Memórias Póstumas” foi impulsionado por postagens que se tornaram virais no TikTok, após uma resenha positiva feita pela influenciadora americana Courtney Henning Novak. Em seu comentário, ela expressou seu encanto pela obra de Machado de Assis, tornando-o seu novo livro favorito e demonstrando interesse em explorar mais da literatura brasileira.
A professora de literatura brasileira da UERJ, Andréa Sirihal Werkema, ressalta a importância de Machado de Assis como um dos maiores escritores brasileiros. Ela destaca a capacidade do autor de refletir a realidade nacional de sua época em seus escritos, moldando-se dentro de um contexto oitocentista e demonstrando profundo conhecimento sobre a sociedade brasileira da época.
Andréa enaltece a tradução elogiada que possibilitou a Courtney Henning Novak apreciar “Memórias Póstumas” e menciona que Machado de Assis deveria ser mais reconhecido internacionalmente pela riqueza de temas abordados em sua obra. Ela destaca a universalidade do autor negro em um contexto de escravidão no Brasil e sua capacidade de cativar e surpreender leitores até os dias atuais.
Dessa forma, a obra de Machado de Assis continua a impactar leitores ao redor do mundo, revelando a atemporalidade e a relevância de sua escrita na atualidade.