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Intenção de Consumo das Famílias avança em maio, impulsionada pelo acesso ao crédito e mercado de trabalho aquecido

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou um avanço de 1,3% em maio, segundo os dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta terça-feira, 21 de maio. Este é o segundo mês consecutivo em que o índice apresenta resultado positivo, indicando uma melhora na confiança dos consumidores.

O crescimento observado no mês foi impulsionado por todos os componentes do indicador, com um aumento de 6,4% em comparação com maio de 2023. A ICF está atualmente em 102,9 pontos, indicando que as famílias estão na zona de satisfação desde agosto do ano passado.

O acesso ao crédito também teve uma melhora significativa, com um crescimento de 2,2% no mês. Este aumento foi impulsionado pelas quedas consecutivas na taxa Selic, levando a um aumento no percentual de consumidores que consideram mais fácil obter crédito, atingindo o maior nível desde abril de 2020.

As famílias de todas as faixas de renda apresentaram um aumento na ICF, com destaque para aquelas com renda abaixo de dez salários mínimos, que tiveram um crescimento de 1,4%. O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou que a melhora nas condições de crédito está beneficiando mais as famílias de renda mais baixa.

O mercado de trabalho também tem sido um fator positivo para o aumento no consumo, com um avanço significativo no emprego no primeiro trimestre do ano. O indicador que mede a satisfação com o emprego atual teve um aumento pelo segundo mês consecutivo, refletindo a confiança dos consumidores em relação ao mercado de trabalho.

Com um cenário atual favorável, as famílias estão avaliando positivamente o nível de consumo, impulsionando a perspectiva de consumo a crescer 1,1% no mês e 3,8% no ano. A confiança dos consumidores e as condições favoráveis de crédito são fatores essenciais para impulsionar o consumo e estimular a economia.

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