Câmara dos DeputadosDestaque

Câmara dos Deputados adota novo modelo de seleção de conteúdos para Rádio e TV, ampliando vozes e garantindo qualidade.

09/10/2024 – 17:37

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Daniela André: “A gente precisa ouvir a sociedade e trazer esses outros olhares”

A Câmara dos Deputados inovou ao lançar um novo método de seleção de conteúdos para serem veiculados na Rádio e na TV Câmara. Agora, um comitê permanente será responsável por escolher trabalhos realizados por produtores independentes ou por outras instituições, a fim de integrar a programação dos veículos de comunicação da Casa.

Segundo a diretora da Rádio Câmara, Ana Raquel Macedo, anteriormente, a Câmara só podia utilizar conteúdos de terceiros por meio de convênios com outras instituições. O novo modelo permite a formalização de contratos também com pessoas físicas.

A direção destacou que esse formato respeita os princípios da administração pública e facilita a seleção e veiculação de novos conteúdos.

Para a diretora de conteúdo da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais, Daniela André, a iniciativa também beneficiará os produtores de conteúdo, muitos dos quais enfrentam dificuldades para divulgar seus trabalhos.

Além disso, para os veículos da Câmara, os conteúdos externos podem enriquecer a programação ao incluir vozes diversas e regionais.

O secretário de Comunicação Social da Câmara, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), enfatizou a importância da iniciativa para ampliar a variedade e a qualidade dos conteúdos transmitidos.

Em relação ao alcance, a diretora da TV Câmara, Ginny Morais, revelou que a emissora atinge mais de 126 milhões de habitantes e está presente em 1.600 municípios.

Ana Raquel Macedo informou que a Rádio Câmara alcança mais de 14 milhões de brasileiros e também é veiculada em outras 1.400 emissoras parceiras por meio da Radioagência.

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Secretário de Comunicação Social da Câmara, deputado Jilmar Tatto

Composição do comitê
O Comitê Curador Permanente de Programação é formado por cinco servidores da Comunicação da Câmara. Os critérios para seleção dos trabalhos incluem a adequação ao perfil dos veículos da Casa e a abordagem de temas de interesse público e social, com preferência por conteúdos de caráter educativo, cultural ou informativo.

As regras estabelecem restrições a conteúdos discriminatórios, de cunho sexual explícito, com violência extrema, apologia de condutas ilegais, promoção pessoal, caráter político-ideológico ou religioso e natureza comercial.

Os conteúdos selecionados serão veiculados na TV e na Rádio Câmara por doze meses, podendo ter o prazo prorrogado. Mais informações podem ser obtidas na página da Secretaria de Comunicação Social da Câmara ou diretamente no formulário disponível.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Ana Chalub

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo