
Rússia inicia Exercícios com Armas Nucleares Táticas Próximos à Ucrânia
Por Redação
A Rússia anunciou nesta terça-feira(21) o início de exercícios com armas nucleares táticas perto da Ucrânia, garantindo que se trata de uma resposta às “ameaças” das potências ocidentais.
Estas manobras, que ocorrem no distrito militar sul, fronteiriço com a Ucrânia, têm como objetivo verificar a “disponibilidade” de “armas nucleares não estratégicas (…), para garantir a integridade territorial e a soberania do Estado russo”, indicou o Ministério da Defesa em um comunicado.
As tensões na região têm aumentado nos últimos meses, com a Rússia acusando países ocidentais de interferência em assuntos internos e expandindo sua presença militar nas fronteiras da Ucrânia. Os exercícios com armas nucleares táticas servem como uma demonstração de força por parte da Rússia, em um momento delicado para as relações internacionais.
Autoridades ucranianas manifestaram preocupação com a proximidade desses exercícios e pediram moderação por parte do governo russo. A comunidade internacional está atenta aos desdobramentos dessa situação, que pode ter impactos significativos na segurança global.
Os próximos passos da Rússia nesse cenário de incerteza serão acompanhados de perto pelos demais países e organismos internacionais, que buscam evitar uma escalada de conflitos na região do Leste Europeu.