DestaqueUOL

Virada Cultural de São Paulo: De evento marcante a elefante branco – Um olhar crítico sobre a transformação do ícone cultural.




Matéria sobre a Virada Cultural em São Paulo

A Virada Cultural de São Paulo: O que esperar do futuro?

Na noite de sábado, em maio de 2014, uma família passeava pelo centro de São Paulo durante a Virada Cultural, um dos eventos mais marcantes para eles. No entanto, uma década depois, o brilho do evento foi ofuscado por problemas de violência, desleixo com artistas e público, e um sentimento de tristeza com o potencial desperdiçado.

Em 2017, durante a gestão de João Doria, a Virada Cultural passou por mudanças significativas. A descentralização do evento resultou em palcos vazios em locais como o Sambódromo do Anhembi e o Autódromo de Interlagos, o que desagradou artistas e público.

Embora levar shows para as periferias não seja o problema, o afastamento do foco central da cidade resultou na perda da oportunidade de redescobrir o centro de São Paulo como um espaço de cultura e convivência.

O aumento do custo estrutural do evento também gerou preocupações, com a Virada Cultural de 2023 custando quase R$ 60 milhões. Enquanto isso, as Casas de Cultura da cidade, fundamentais para a periferia, enfrentam incertezas quanto à privatização.

O evento de 2022 foi manchado por episódios de violência no centro de São Paulo, levando à necessidade de reforço na segurança e mudanças na estrutura do evento para a edição de 2023. No entanto, as medidas adotadas resultaram em um evento ainda mais esvaziado e com uma sensação de vazio.

Com um line-up menos proeminente e o sentimento de nostalgia pelos tempos áureos da Virada Cultural, é inevitável questionar o futuro do evento. O que esperar da próxima edição, que celebrará 20 anos, e como a Virada Cultural poderá se reinventar diante dos desafios atuais, são incógnitas.

Enquanto aguardamos as próximas edições, resta aos paulistanos refletir sobre o que um dia foi a Virada Cultural, um evento de referência mundial que agora luta para manter sua relevância cultural e atratividade.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo