Reparo em adutora do Sistema Ribeirão das Lajes afeta abastecimento de água em mais de 50 bairros do Rio e Baixada

Reparo em adutora afeta abastecimento de água em mais de 50 bairros do Rio e Baixada
No início desta semana, moradores de mais de 50 bairros da Baixada Fluminense e do município do Rio de Janeiro foram surpreendidos com a notícia de que enfrentariam reduções no abastecimento de água. O motivo foi um reparo na adutora do Sistema Ribeirão das Lajes, localizada em Jardim Guandu, Nova Iguaçu.
O Sistema Ribeirão das Lajes é operado pela concessionária Águas do Rio, que emitiu um comunicado oficial informando sobre a necessidade de manutenção. Segundo a concessionária, a previsão é que o abastecimento seja normalizado gradativamente em até 72 horas. No entanto, áreas mais elevadas e as pontas da rede de distribuição, como a Ilha do Governador, podem levar mais tempo para ter o fornecimento restabelecido.
Diante da situação, a Águas do Rio orientou os clientes afetados a reservarem água em cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias durante o período de manutenção.
Entre os bairros e localidades impactados estão:
- Rio de Janeiro: Glória, Catete, Flamengo, Laranjeiras (partes), Centro e Zona Norte.
- Japeri: Cidade Jardim Marajoara, Cidade Sr. Do Bonfim, Citrópolis, Eldorado, Marajoara, entre outros.
- Nova Iguaçu: Jardim Guandu, Prados Verdes e KM32.
- Queimados: Distrito Industrial, Jardim Campo Alegre, Jardim da Fonte, Parque Industrial, entre outros.
Com a expectativa de normalização do abastecimento em até 72 horas, os moradores das áreas afetadas precisam se programar para enfrentar o período sem água. A concessionária Águas do Rio continua monitorando a situação e fornecendo as devidas orientações para minimizar os impactos a seus clientes.
