DestaqueUOL

Projeção do Banco Central aponta Selic em 10% e queda no PIB, com expectativa de redução na próxima reunião do Copom.




Relatório do Banco Central projeta Selic em 10%

Relatório do Banco Central projeta que a Selic fechará o ano em 10%

Por Redação Economia

O Banco Central divulgou um relatório que aponta a projeção da taxa Selic para o fechamento do ano em 10%. Essa previsão representa a terceira semana consecutiva de aumento na estimativa da taxa básica de juros, com um acréscimo de 0,25 ponto percentual em relação à projeção anterior de 9,75%.

Além disso, o relatório também traz informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB), com a expectativa de uma queda. Após um aumento na última publicação do boletim Focus, a estimativa é de um crescimento de 2,05% para este ano, uma redução de 0,04 ponto percentual em comparação com a projeção anterior de 2,09%.

O boletim Focus, que é publicado semanalmente pelo Banco Central com base em pesquisas com economistas, também indica que há uma aposta na redução de 0,25 ponto percentual na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) em junho.

No momento, a taxa Selic está em 10,50%, com o último corte de 0,25 ponto percentual, e os economistas mantêm a previsão de que a taxa atingirá 9% em 2025 e 2026. Para 2027, houve um aumento na projeção de 0,07 ponto percentual, elevando a taxa básica para 9% em relação aos 8,63% anteriores.

Quanto à inflação medida pelo IPCA, a previsão é de fechamento em 3,8% para este ano, o que representa um aumento de 0,04 ponto percentual. Para os anos seguintes, as estimativas se mantêm estáveis, com a inflação em 3,5% para 2025 e 2026.

Por fim, a projeção do crescimento do PIB para os próximos três anos permanece em 2,00%, enquanto a taxa de câmbio apresenta uma leve alteração, com a paridade com o dólar encerrando o ano em R$ 5,04, após três semanas de estabilidade.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Fonte: Reuters


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo