
Em um trágico acidente de helicóptero, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e outros membros de sua delegação perderam a vida. Apesar das condolências emitidas pelo porta-voz dos Estados Unidos, Matthew Miller, a abordagem diplomática do país em relação ao Irã permanece inalterada.
Miller expressou suas condolências pelo ocorrido, declarando que os Estados Unidos oficialmente lamentam a perda do presidente iraniano, do ministro das Relações Exteriores e demais membros da comitiva. Ele ressaltou que esse trágico evento não afetará a posição dos EUA em relação ao Irã.
Detalhes do acidente
A mídia estatal confirmou que o acidente foi provocado por condições climáticas instáveis e resultou na morte do presidente ultraconservador Ebrahim Raisi, juntamente com outras três pessoas. As vítimas retornavam de uma viagem oficial ao Azerbaijão no momento da queda do helicóptero.
O falecimento das autoridades iranianas ocorreu por volta das 7h, horário local, e Mohammad Mokhber, 1º vice-presidente do Irã, é cotado para assumir temporariamente o cargo deixado por Raisi
Caso essa nomeação seja confirmada, novas eleições serão convocadas nos próximos 50 dias para definir o sucessor oficial do presidente falecido. Tais desdobramentos são aguardados com grande expectativa no cenário político iraniano.