Ministério da Saúde envia novos kits de emergência a municípios gaúchos atingidos por enchentes para reforçar atendimentos nos hospitais de campanha

Cada kit é composto por 32 medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas e ataduras, que serão utilizados nos atendimentos oferecidos nos hospitais de campanha da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) instalados no Rio Grande do Sul.
A partir de hoje, novos voluntários da Força Nacional do SUS estão chegando ao estado, aumentando a equipe de 100 para 202 profissionais. Essa medida possibilitará que equipes volantes, compostas por médicos e enfermeiros, atuem simultaneamente em dez municípios considerados prioritários.
A Força Nacional do SUS já ultrapassou 3,5 mil atendimentos em 15 dias no Rio Grande do Sul, com mais de 2.000 atendimentos apenas no Hospital de Campanha de Canoas. A unidade de Porto Alegre registrou 503 atendimentos, e a estrutura de São Leopoldo, a mais recente a iniciar operações, acumulou 47 atendimentos. As equipes volantes atenderam 887 pessoas, realizaram 56 remoções aéreas e 120 atendimentos psicossociais.
O município de Novo Hamburgo está prestes a receber o quarto hospital de campanha, com capacidade para até 200 atendimentos diários. Também foi destacada a importância da escuta humanizada nas ações de acolhimento às vítimas de desastres, com o Ministério da Saúde disponibilizando materiais com recomendações emergenciais para esse tipo de atendimento. A pasta ressaltou a importância de cuidados psicológicos e de saúde mental para indivíduos que possam apresentar reações como medo, desconfiança e tristeza.