
Na última semana, o Rio Grande do Sul tem sido palco de uma tragédia que tem sensibilizado todo o país. O programa Roda Viva decidiu se deslocar até a capital Porto Alegre para uma entrevista exclusiva com o governador Eduardo Leite (PSDB), a fim de discutir as medidas emergenciais e estratégias de longo prazo para lidar com a situação.
Durante a entrevista conduzida por Vera Magalhães, uma das principais preocupações levantadas foi a necessidade de realocar os desabrigados de forma adequada, a fim de evitar a intensificação da crise no estado. O governador destacou a importância de encontrar soluções dignas para as mais de 80 mil pessoas que precisaram ser abrigadas em meio à tragédia.
Eduardo Leite ressaltou a busca por parcerias com entidades como a OIM (Organização Internacional para as Migrações) para orientar o processo de organização dos abrigos provisórios, visando a inserção e até mesmo a possível remuneração dos desabrigados, de forma a proporcionar um ambiente mais acolhedor e sustentável.
“Precisamos ter espaços dignos para as pessoas”
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, responde ao #RodaViva o que será feito por sua gestão para garantir assistência às populações indígenas.
Ele também esclarece a realocação das populações que perderam suas casas. pic.twitter.com/cEF6wFlzVo
— Roda Viva (@rodaviva) May 21, 2024
A bancada de entrevistadores, composta por profissionais renomados como Fábio Schaffner, Laís Duarte, Jaqueline Sordi, Kelly Matos e Samantha Klein, trouxe questionamentos relevantes sobre as ações do governo diante da crise. O cartunista Luciano Veronezi também marcou presença, ilustrando os debates em tempo real.
O programa, com apresentação de Vera Magalhães, será transmitido pela TV Cultura e disponibilizado em diversas plataformas digitais. Não perca a oportunidade de conferir as propostas e reflexões que surgiram durante essa entrevista marcante.
Acompanhe o programa completo: