DestaqueUOL

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, defende a ciência e investimentos ambientais para combater enchentes no estado.



Entrevista com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no Programa “Roda Viva”

Entrevista com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no Programa “Roda Viva”

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), concedeu uma entrevista impactante na noite desta segunda-feira (20) ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura. Durante a entrevista, Leite reforçou sua posição de apoio à ciência e negou qualquer negligência, omissão ou negacionismo em relação às questões climáticas no estado.

Respondendo às críticas sobre as mudanças em normas ambientais, o governador reiterou que não houve erros por parte de seu governo. Ele destacou: “Não erramos pela negligência, não erramos pela omissão e não erramos pelo negacionismo. Esse governo respeita as questões ambientais e precisamos ter resiliência para resistirmos como raça humana”.

Leite abordou ainda a questão da polarização política, ressaltando a importância de buscar soluções em vez de procurar culpados. Ele afirmou: “O que me incomoda muito na política é a polarização. Antes de procurar soluções, se procuram culpados. Minha tarefa como governante é procurar soluções.”

Para justificar os gastos em questões ambientais, o governador mencionou a ampliação do efetivo do Corpo de Bombeiros e a compra de equipamentos como helicópteros e embarcações para auxiliar no resgate de vítimas das enchentes. Além disso, revelou a aquisição de um radar meteorológico para regiões que carecem desse serviço, visando prever e combater possíveis tragédias.

O radar adquirido será instalado em Montenegro ou São Jerônimo, ampliando a cobertura de previsões meteorológicas na região metropolitana de Porto Alegre e no vale do Javari. Com essa iniciativa, o governo busca fortalecer a capacidade de monitoramento e resposta a situações de emergência.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo