Câmara dos DeputadosDestaque

Câmara dos Deputados aprova inclusão de filhos com deficiência moderada como dependentes no RGPS mesmo após os 21 anos




Projeto de Lei beneficia pessoas com deficiência após os 21 anos

20/05/2024 – 11:16

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Rosangela Moro recomendou a aprovação da proposta, com mudanças

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que traz benefícios para familiares de pessoas com deficiência moderada. A relatora, deputada Rosangela Moro (União-SP), apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei 648/11, do falecido deputado Eduardo Barbosa (MG), e aos apensados PL 771/11 e PL 724/22.

A relatora destacou a importância das propostas e a relevância em incorporá-las ao ordenamento jurídico vigente. As mudanças propostas visam incluir o filho ou o irmão com deficiência moderada como dependente do segurado do Regime Geral de Previdência Social mesmo após os 21 anos de idade.

O texto aprovado também garante o direito à pensão por morte para os filhos ou irmãos com deficiência moderada. Além disso, permite que atividades remuneradas não impeçam a concessão ou manutenção do benefício.

O substitutivo baseia-se na Emenda Constitucional 103 e estabelece critérios para o valor da pensão por morte, considerando a situação do dependente com deficiência. Além disso, o projeto altera a Lei do Estágio para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O PL 648/11 seguirá em tramitação nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de uma decisão final.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição- Natalia Doederlein


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo