Baixa participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é tema de debate na Câmara dos Deputados

20/05/2024 – 09:41
Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília
Menos de 1/3 das pessoas com deficiência estão no mercado de trabalho
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (21) a empregabilidade e o mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. O debate foi solicitado pela deputada Rosangela Moro (União-SP).
A deputada destaca que apenas 29,2% das pessoas com deficiência participam do mercado de trabalho, contra 66,4% das pessoas que não têm deficiência, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2022.
A mesma pesquisa, exemplifica a deputada, mostrou que apenas uma a cada quatro pessoas com deficiência com 25 anos ou mais concluíram, pelo menos, o ensino básico obrigatório. Esse número corresponde a 25,6%.
“Garantir a inclusão no mercado de trabalho é promover a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças, além de fazer cumprir o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que preza pelo exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, visando a inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência”, destaca.
A audiência será interativa. Confira a lista de convidados e mande suas perguntas.
O debate será realizado às 13 horas, no plenário 13.
Da Redação – RL