
O presidente do PL emitiu um ofício circular interno que proíbe apoio a pré-candidatos de outros partidos
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, surpreendeu os parlamentares filiados à legenda ao emitir um ofício circular interno proibindo o apoio a pré-candidatos de outras legendas nas eleições municipais deste ano. O texto, datado do dia 8 de maio, traz duras consequências para quem descumprir a norma estabelecida.
No documento, Valdemar Costa Neto destaca a necessidade de preservar a imagem do PL e seus pré-candidatos, evitando assim qualquer tipo de desinformação junto ao eleitorado local. O líder do partido ainda expõe que identificou várias mensagens de apoio sendo gravadas em prol de candidatos de outras agremiações partidárias, o que prejudica a legenda. Ele alerta que qualquer descumprimento resultará na instauração de processo ético-disciplinar.
Segundo fontes ligadas ao partido, a circular foi emitida para coibir movimentos de apoio a candidatos de outras legendas, mesmo que de forma velada. Relatos apontam episódios de parlamentares apoiando oponentes do PL em municípios como Angra dos Reis e Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
A Comissão Executiva Nacional do Partido Liberal recomenda e orienta seus senadores, deputados federais e deputados estaduais a observarem as manifestações de apoio gravadas, direcionando-as exclusivamente aos pré-candidatos do PL nas eleições municipais de 2024.
De acordo com informações publicadas pelo Estadão, a bancada do PL na Câmara é a recordista em número de pré-candidatos neste pleito eleitoral. Dos 96 deputados do partido, 23 afirmaram ser pré-candidatos a algum Executivo municipal. Os dados foram obtidos após uma pesquisa realizada entre os dias 19 de fevereiro e 11 de março, que ouviu os 513 deputados e 81 senadores, totalizando 96 parlamentares interessados em disputar o cargo de prefeito.