DestaqueUOL

Ministro Paulo Pimenta discorda de Eduardo Leite sobre ações de enchentes no RS e promete debates intensos nos próximos dias




Conflito entre ministro Paulo Pimenta e governador Eduardo Leite

Conflito entre ministro Paulo Pimenta e governador Eduardo Leite

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar as ações do governo federal no Rio Grande do Sul, expôs divergências com o governador do Estado, Eduardo Leite, neste domingo, 19. Pimenta afirmou que mais discordâncias aparecerão ao longo da resposta às enchentes que assolam a região.

Lula foi alvo de críticas por escolher Pimenta para o cargo, visto que o ministro é cotado para ser candidato a governador em 2026 e é de grupo político adversário ao de Eduardo Leite. Críticos apontam que essa situação pode gerar uma disputa eleitoral prematura em um momento de desastre.

Neste domingo, Pimenta se posicionou contra o projeto do governo estadual de criar cidades temporárias para receber pessoas desabrigadas pelas enchentes. Ele criticou a proposta afirmando que “temos outra concepção sobre isso, outra ideia sobre isso”. Segundo o ministro, o desafio será oferecer habitação de forma ágil e digna para os afetados até que possam retornar às suas casas.

Em uma live do Canal do Barão no Youtube, Pimenta declarou que o governo Lula não irá se envolver em disputas pequenas, e que as conversas com o governo do Rio Grande do Sul e com prefeitos bolsonaristas serão conduzidas de forma republicana. Ele ressaltou que as divergências surgem naturalmente quando se discutem estratégias em momentos de crise.

Pimenta também discordou do governador Eduardo Leite ao mencionar a necessidade de um “Plano de Recuperação Sustentável” para o estado, incluindo questões socioambientais na discussão do futuro da região. Ele enfatizou a importância de abordar tanto a recuperação da infraestrutura quanto a atividade econômica do Rio Grande do Sul de forma sustentável.

As próximas semanas prometem intensificar o embate entre Pimenta e Leite, à medida que as ações para enfrentar as consequências das enchentes se desenrolam. A população aguarda soluções rápidas e eficazes para lidar com a crise provocada pelas inundações na região.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo